sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cuidados Contra a Dengue

          Com o início das chuvas, volta o risco de se adquirirem doenças transmitidas pelos pernilongos, dentre as quais a dengue e a febre amarela. Já falei sobre a dengue anteriormente ("Tempo de Dengue", no arquivo de dezembro de 2009).
          Li na Internet uma reportagem interessante com a senhora Sônia Maria Ioshiko Nobukuni (http://www.cidadaonet.com.br/ver.php?id=4041), bancária aposentada e pesquisadora, residente em Fernandópolis. Ela própria sobreviveu a uma dengue hemorrágica em 2007 e, desde então, pesquisa sobre o assunto. Divulga na internet uma série de receitas para o combate do mosquito. Achei muito interessante a receita de repelente caseiro e natural (que, inclusive, pode ser usado por crianças). Segue a receita:

Repelente Caseiro e Natural Contra a Dengue
Ingredientes:
- 500 mL de álcool líquido comum;
- 100 mL de óleo para bebê;
- 10g de cravo da índia.

Modo de Preparo:
          Colocar os cravos no álcool e deixar "curtir" por 4 dias, agitando o frasco duas vezes ao dia. Adicionar o óleo de bebê. Usar poucas gotas na pele.

sábado, 6 de novembro de 2010

Higiene Oral

          Já falei sobre higiene oral em um tópico anterior (http://blalinka.blogspot.com/2010/07/higiene-oral.html), sobretudo para as crianças menores. Hoje falarei um pouco sobre os maiorzinhos.
- Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Até os 4 anos de idade devem ser usados cremes dentais SEM flúor. Após os 4 anos, os cremes dentais COM flúor podem ser usados:


- Usar fio dental todos os dias (em especial para crianças maiores de 4 anos). Existem fios dentais para crianças que vêm montados em um suporte (são descartáveis) e ficam super práticos de serem usados:


- Adotar alimentação com pouco açúcar e amido;
- Em Goiânia existe uma loja de produtos odontológicos no Shopping Flamboyant (Odonto Star, térreo 1, fone (62) 35151717) que vende uma série de produtos bacanas que podemos usar para "convencer" as crianças sobre a importância do cuidado com os dentes. Quando meu filho era menor, comprei nessa loja um dente de plástico que possuía um monstrinho verde dentro. Por muito tempo ele teve medo do "bicho do dente" comer um pedaço dos dentinhos dele, e me deixava escová-los numa boa.


- Aqui no DF não conheço nenhuma dessas lojas (ajudem aí amigos dentistas!);
- Bem, existe muita controvérsia sobre qual a idade ideal para a primeira consulta com o odontopediatra. Particularmente, acredito que quanto antes, melhor. Em alguns sites sobre odontopediatria recomenda-se que a primeira consulta ocorra aos 3 meses de idade, ou seja, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes;
- Levo meu filho no CISB (Centro Integrado de Saúde Bucal, QSA 2, Lote 4 Taguatinga Sul, fone (61) 3351 5202). Lá possuem uma equipe de odontopediatras. Meu filho é atendido pela Dra. Michelle Rosa Santos.